/

O que é a leptospirose?

Calor e chuva forte são características de nosso verão tropical. As chuvas são tão fortes que, dependendo de onde acontecem, provocam inundações, enchentes, lama ou grandes poças de água que demoram alguns dias para “evaporar”.

Inevitável que muitas crianças queiram se aproveitar desta água estocada e brincar nas poças que se formam nas ruas ou nos  matos perto de casa.

Muito cuidado nesta hora. Estas poças podem esconder uma bactéria que pode dar uma doença grave que é a leptospirose. Vamos entender.

A leptospirose é uma doença causada pela Leptospira, que é uma bactéria que fica na urina de alguns animais; dentre os quais, os ratos. Por isso diz-se que é uma doença transmitida pelo xixi do rato. Os ratos vivem escondidos nos mais impensáveis locais. Nas cidades ou nos campos, geralmente perto de lixos que contem restos de alimentos. Fazem xixi que pode conter a Leptospira.  Quando chove e acontecem as enchentes ou poças grandes, a bactéria se espalha pela água. Resultado: se crianças ou adultos entram em contato com essa água suja e contaminada, a bactéria pode penetrar por uma lesão na pele ou pelas mucosas e causar a leptospirose.

Os sintomas iniciais são parecidos com os de uma gripe forte. Febre, dores musculares e pelo corpo todo, náusea, vômitos, dor de cabeça, e olhos amarelados. Se alguém apresentar estes sintomas depois de ter contato com água de chuva empoçada, com água de enchente ou com lama deve procurar um serviço de saúde.

Existe tratamento e quanto antes começar, melhor.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.