/

Meu filho de 1 ano já pode comer a mesma comida dos adultos?

A partir de um ano, o bebê já pode receber os mesmos alimentos preparados para a família. Apenas frutos do mar devem ser evitados na alimentação das crianças pequenas, por dois motivos: podem causar alergia e como são muito perecíveis, oferecem maior risco de intoxicação alimentar.

É importante que as refeições sejam oferecidas todos os dias nos mesmos horários. As crianças precisam de rotina. Cuide para variar ao máximo o cardápio, evitando a monotonia alimentar. E fique atento se o que foi escolhido para o lanche está tirando a fome do almoço ou do jantar.

A comida pode ser primeiro amassada e depois picada em pedaços bem pequenos. Isto é importante para que os pequenos aprendam a diferenciar os alimentos e com mais ênfase, passam a aceitá-los ou rejeitá-los.

Também nesta época os bebês começam a andar e, com isto, naturalmente perdem interesse pela comida. O importante é respeitar a quantidade que a criança come e não forçar.

Incentive a criança a comer sozinha, mesmo que isto signifique mais bagunça. Não as repreenda, pois isto pode intimidar e atrasar o aprendizado e prejudicar a alimentação das crianças. Use colheres pequenas e de preferência de plástico ou material semelhante.

Aprende-se a comer bem na infância.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.