/

Ter metas é o primeiro passo para mudar?

Ninguém consegue mudar nada na vida sem antes saber exatamente o que deseja, de fato, mudar!

Isso mesmo!!

primeiro passo é saber exatamente o que se quer. Em outras palavras: ter uma meta. Um objetivo a ser alcançado. Claro que pode ser mais de um, mas aí vai ficando cada vez mais difícil conseguir. Por isso, uma dica é: seja modesto e tenha uma única meta principal. Uma de cada vez. Não queira, por exemplo, começar a fazer exercícios parar de fumar ao mesmo tempo. Muita mudança de uma vez. Nem sempre funciona. Vá por etapas. Primeiro uma meta, depois outra.

segundo passo é se perguntar, bem no seu íntimo, se você realmente quer o que pretende. Para se conseguir o que se deseja, há que se querer, de verdade, do fundo da alma. De nada adianta, por exemplo, querer perder peso se lá no fundo você acha que não está precisando tanto assim. Ou parar de fumar se acredita que um cigarrinho só, de vez em quando, não faz mal.

Portanto, uma vez definida a sua meta e tendo a certeza profunda e íntima do que você verdadeiramente deseja, chegamos ao terceiro passo: faça um plano. Um plano factível. E que seja de longo prazo. Um plano por etapas a ser progressivamente cumprido. Por exemplo, comece um regime, idealmente com orientação de um nutricionista, e determine um plano alimentar possível e compatível com seu estilo de vida. Esta reeducação provavelmente vai durar meses. O resultado final pode demorar, mas uma vez conquistado, será mais difícil engordar de novo.

Se a promessa for praticar exercícios, comece de forma progressiva e de preferência também com orientação profissional. Se a sua meta for no âmbito das relações pessoais, como por exemplo, reaproximar-se de um parente ou declarar uma paixão, pense no melhor plano para conseguir isso! E vá com calma para não se frustrar.

As grandes conquistas acontecem quando de fato, as queremos. Faça um plano viável, factível e coerente com você e com as pessoas envolvidas. Fique bem com você mesmo!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.