/

Três dicas para melhorar a dor e a tensão no pescoço

Você sofre com a dor e a tensão no pescoço? Acompanhe nossa dicas para melhor:

1. Pare a cada duas horas para exercitar o pescoço. Não pense que é impossível!! Você vai precisar só de 2 minutinhos. De preferência fique em pé, mas se não der pode fazer sentado mesmo. Siga as instruções:

– encoste o queixo no tórax, no ponto mais baixo que conseguir. Sinta seus músculos do pescoço, na região da nuca esticarem. Conte até 10. Depois vire a cabeça para o lado direito e sinta seu pescoço, à esquerda, esticar bem. Mais 10 segundos. Em seguida, vire a cabeça para o lado esquerdo. Outros 10 segundos. Agora os músculos da direita do pescoço é que esticam. Pronto. Agora coloque a cabeça para trás e olhe para o teto! Fácil, não? Pois é. Repita essa sequência 3 vezes seguidas. Lembre-se de fazer este exercício a cada 2 horas.

2. À noite tome um banho relaxante. Nos minutos finais, abra mais a água quente e deixe cair no pescoço por uns 3 minutos. Depois faça uma compressa morna ou quente na região que mais está dolorida e faça uma massagem bem suave com suas próprias mãos nas regiões que mais incomodam. Claro que se houver alguém para ajudar, é muito mais fácil.

3. Cuidado com seu travesseiro. Não deve ser alto, nem baixo demais. A altura ideal é a do seu ombro, quando você está deitado de lado. O pescoço deve ficar na posição neutra. Nem para cima nem para baixo.

Aqui vai a melhor dica: “esvazie” a cabeça das preocupações. Pense leve e seu pescoço vai te agradecer.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.