/

Qual é a melhor hora para comer um doce?

Muitos responderiam: doce gostoso é bom comer a qualquer hora do dia!!

Mas… não é bem assim! Vamos entender o que acontece no nosso corpo quando comemos um doce.

O açúcar, ingrediente principal dos doces, se transforma em moléculas de glicose que circulam pelo sangue. Assim, quando comemos um doce de leite, por exemplo (que é o meu preferido), o nível de glicose no sangue, isto é, a glicemia, aumenta. Este pico de glicemia é um alarme para a insulina, que é o hormônio que vai abrir a porta das células para permitir a entrada da glicose. Resultado: após o doce, vem a insulina que rápida e agilmente, “guarda” toda a glicose dentro da célula. Muito doce, muita glicose, muita insulina.

Quando comemos o doce em jejum ou no intervalo das refeições, a insulina está quieta no seu canto, “repousando”, então ocorre uma subida muito rápida da glicemia. Isso “desperta ” a insulina que, rapidamente, chega em grande quantidade para fazer seu “trabalho” e guardar a quantidade de açúcar ingerida. Consequência: a glicemia cai rapidamente e ficamos com fome de mais doce. Faz-se um ciclo que não é bom para o organismo.

A hora ideal para comer um doce, portanto, é logo depois das refeições. Quando ingerimos a sobremesa logo após o almoço ou o jantar, a insulina já está naturalmente “acordada” e trabalhando. Por isto, não provocamos nenhum pico, pois já tem muita glicose para guardar.

Não desperte picos de insulina em seu organismo. A vida pode ficar bem menos doce depois. Ou sem nenhum doce.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar (CRM 48084 | RQE 88268) é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.