/

Devemos usar luvas para lavar a louça?

Há luvas de todos os tipos. O importante é que a sua deve se ajustar direitinho a sua mão. Exatamente como um sapato: se for muito grande, atrapalha os movimentos e se for muito pequeno aperta e dá uma desagradável sensação de desconforto.

Achou as luvas para lavar a louça certa para você? Pronto! Agora veja as principais razões para usá-las quando for lavar a louça:

1. Protegem as mãos em caso de acidentes. Um copo ou um prato sem querer escorrega e… quebra durante a lavagem! As luvas são uma barreira importante de proteção para evitar cortes e outros ferimentos.

2. Protegem a pele do efeito de detergentes ou de outros produtos mais corrosivos usados na limpeza de louças ou panelas. Lembre-se que temos louça para lavar mais de uma vez por dia, todos os dias da semana, anos e anos seguidos. Resultado: o contato diário com os produtos usados podem causar reações alérgicas ou danificar as células de suas mãos.

3.Protegem as unhas e a região das cutículas. O contato excessivo com os produtos de limpeza pode alterar a barreira local de defesa, deixando o terreno aberto para alguns agentes que causam doenças como fungos, por exemplo, que provocam as micoses.

4. Você pode usar água um pouco mais quente para a limpeza das louças, sem queimar suas mãos. A água quente ajuda muito a remover a sujeira mais difícil, facilitando o trabalho. E ainda: as luvas para lavar a louça evitam que as mãos fiquem ressecadas!!

5. Conservam o esmalte!

Já pensou em quantas coisas nossas mãos fazem por nós? Cuide delas também!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.