/

Introduzindo leite na alimentação infantil

Entenda em qual momento é ideal introduzir o leite na alimentação das crianças:

A partir de um ano de idade, as crianças já podem tomar leite integral, de preferência do tipo A. Tanto faz se em pó ou líquido. A composição do leite é 90% água. Isto significa que o leite em pó apenas foi desidratado mas manteve as mesmas vitaminas e minerais do leite líquido. No caso do leite em pó certifique-se que a água adicionada para reconstituí-lo é tratada e filtrada.

O leite naturalmente já é rico em proteína, cálcio (muito importante nesta fase), fosforo e outras vitaminas e minerais. Por dia, a criança precisa de 500 a 750 ml de leite. Esta quantidade deve ser distribuída durante café da manhã, os lanches e antes de dormir. Evite oferecer leite junto com as refeições principais.

As fórmulas lácteas indicadas para crianças desta idade são acrescidas de vitaminas, minerais e gorduras especiais que contribuem para o crescimento. São uma opção, não uma necessidade.

Os leites tipo A e B, assim como os de caixinha, não precisam ser fervidos. Ferver o leite é uma recomendação quando há risco da presença de agentes patogênicos. O leite desnatado ou semidesnatado contem menos gordura, por isto são indicados para crianças que estão acima do peso. Mas atenção, eles devem ser oferecidos por recomendação do pediatra ou nutricionista

Introduza e mantenha o leite na alimentação das crianças, o leite é fundamental para a saúde delas!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar (CRM 48084 | RQE 88268) é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.