/

Leite Materno: como congelar, descongelar e armazenar

O leite materno pode ser congelado por até 15 dias. Isto permite que a mãe se programe e se ausente com tranquilidade por um período. O recipiente para armazenamento deve ser esterilizado (a tampa também). Para esterilizar use um esterilizador ou ferva o pote e a tampa por 15 minutos. Coloque sobre uma toalha limpa com a boca para baixo e deixe secar naturalmente. Não preencha o pote totalmente, deixe cerca de três centímetros livres, pois o leite congelado aumenta de volume.

O descongelamento deve ser feito numa panela com água morna. É importante que seja lento e gradual para que as propriedades do leite sejam mantidas. Por isto, o melhor é não usar micro ondas nem água fervendo. O leite deve ser dado para o bebê em temperatura ambiente. O leite descongelado não pode ser congelado de novo. O que sobrou deve ser jogado fora.

O leite materno pode ficar na geladeira por até 12 horas, também num pote esterilizado. Prefira colocá-lo na parte de cima e mais ao fundo. Isto impedirá que ele sofra as variações de temperatura cada vez que alguém abrir a porta.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.