/

O leite de soja substitui o leite de vaca?

A soja é um alimento muito nutritivo. Como o leite de vaca, contem proteína, carboidrato e gordura. Mas olha as diferenças: a proteína da soja é de origem vegetal enquanto que a do leite de vaca é de origem animal. O açúcar da soja é glicose, frutose e sacarose, não tem lactose. A gordura da soja não tem colesterol e ainda ajuda a melhorar os níveis de colesterol no sangue.

A soja também tem cálcio – mas em menor quantidade que o leite de vaca – em compensação apresenta uma substância chamada isoflavona que é muito parecida com o estrógeno, o hormônio feminino. Esta substância pode reduzir os efeitos colaterais da menopausa e diminuir também a incidência de osteoporose, porém mais estudos ainda precisam ser realizados para confirmar na prática estes dados.

O leite de soja é feito a partir dos grãos que são moídos e acrescidos de água. A indústria ainda acrescenta mais nutrientes e alguns sabores.

O leite de soja, portanto, substitui o leite de vaca para quem tem alergia ou intolerância à lactose. Já que o açúcar e a proteína são totalmente diferentes.

Os dois leites são bons e nutritivos. Uma alimentação adequada e saudável é importante em todas as fases da vida. Saúde!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar (CRM 48084 | RQE 88268) é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.