/

Leite após a refeição “rouba” as vitaminas dos alimentos?

No almoço e no jantar é que ingerimos boa parte de nutrientes essenciais para a vida.

No caso das crianças em crescimento, um destes nutrientes importantíssimos é o ferro. A falta de ferro leva à anemia e esta pode prejudicar um organismo que cresce e se desenvolve rapidamente.

A carne vermelha e os vegetais verdes são duas importantes fontes de ferro. Quando comemos estes alimentos? Exatamente nas grandes refeições, isto é, almoço e jantar. Dificilmente alguém come couve de lanche, não é mesmo?

O ferro, portanto, precisa ser bem absorvido pelo organismo. Ocorre que o cálcio, que está presente em boa quantidade no leite, atrapalha a absorção do ferro.

Isso significa que se tomarmos leite ou derivados depois das refeições, estaremos prejudicando a absorção do ferro. Isso não é bom, especialmente para as crianças.

Por isso, recomenda-se esperar pelo menos 1 hora após as refeições para oferecer leite para os pequenos! Não se esqueça disso!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar (CRM 48084-SP) é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.