/

Três razões para adultos e crianças lavarem e hidratarem o nariz pelo menos 2 vezes ao dia.

Lavar o nariz significa instilar soro fisiológico com uma pressão suave para expulsar o excesso de muco e sujeira contidos nas narinas, que atrapalham nossa respiração e o funcionamento das células. Hidratar a mucosa significa manter uma quantidade suficiente de soro fisiológico no interior das células, para garantir seu bom e eficiente funcionamento, nos defendendo de agentes agressores que entram pelas “portas abertas” do nosso nariz. Lavar e hidratar o nariz com soro fisiológico são essenciais para a nossa saúde. Confira 3 razões importantes para isso:

1. Evita gripes, resfriados e infecções bacterianas. A limpeza e hidratação das células do nariz faz com que o nosso mecanismo de defesa local fique ativado na sua maior potencialidade. Resultado: agentes invasores como vírus e bactérias tem menor chance de nos agredir. Lembrem-se que a maioria das infecções respiratórias “entram” pelo nosso nariz.

2. Evita sangramento nasal. A mucosa nasal precisa estar sempre bem hidratada para umidificar e aquecer o ar que respiramos e nos defender de microrganismos e alérgenos. Em uma época em que boa parte da população passa muitas horas em ambientes com ar condicionado, ou em dias muito secos ou poluídos, esta missão do nariz pode ficar comprometida pelo ressecamento da mucosa do nariz. Resultado: os vasos sanguíneos da mucosa ficam também mais “ressecados” e susceptíveis ao rompimento e consequente sangramento nasal. Para evitar este sangramento nasal, devemos manter a mucosa limpa e, principalmente hidratada.

3. Melhora os sintomas alérgicos, principalmente a rinite. Quando inspiramos o ar ambiente, muitas e muitas partículas penetram pelas nossas narinas. Dentre estas partículas estão os alérgenos que podem causar intenso desconforto nas pessoas que tem maior sensibilidade ao pó, poeira, ácaros ou pólen, por exemplo. Resultado: a mucosa nasal inflama e coça demais. Quem tem rinite sabe bem o que é isso. O nariz fica entupido pelo edema, a respiração fica mais difícil e a coceira pode ser intensa e desconfortável. Para evitar que este processo alérgico se instale, o mais eficiente é justamente evitar que o alérgeno fique impactado na mucosa nasal e que nosso maior mecanismo de defesa, que são os cílios das células, estejam funcionando adequadamente.

Portanto, lavar e hidratar o nariz, pelo menos 2 vezes ao dia, é essencial.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.