/

Independência da criança

Aprenda a incentivar a independência da criança:

A partir dos 2 anos de idade as crianças podem ser incentivadas a se vestirem sozinhas. Um pouco antes dos 4 anos já devem ser capazes de colocar as roupas sozinhas.

Entre 3 e 4 anos, as crianças já podem se ensaboar com uma supervisão “discreta”. A partir dos 4 já podem tomar banhos sozinhos e lavar a cabeça. Sempre economizando água!!

Tanto quanto as roupas quanto em relação aos cabelos e o banho, releve o que não for muito necessário em nome da AUTONOMIA do seu filho. Isto é muito importante!

Já escovar os dentes exige mais coordenação motora. A dica é: a partir dos 3 anos peça para seu filho escovar. E depois fale que você vai dar um “retoque”. Faça a supervisão. Depois dos 4 anos, a criança já deve estar escovando os dentes bem sozinha e passando o fio dental. No entanto, nunca deixe de acompanhar a higiene bucal de perto!

Entender que a criar a independência da criança é fundamental.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.