Por que algumas pessoas tem o hábito de roer as unhas?
Unha tem gosto bom? Não! Ninguém come unha para matar a fome, mas mesmo assim, às vezes nem a pele ao redor escapa. O estrago é tão grande que algumas pessoas ficam com vergonha e chegam a esconder as mãos. Se é tão ruim assim, porque muita gente roe as unhas? Porque é um hábito que geralmente está relacionado a tensão, estresse, ansiedade ou medo. Roer as unhas passa a ser uma “válvula de escape” e se torna um hábito muito difícil de largar.
E o problema não é só estético. Quando levamos as unhas e os dedos à boca com frequência, provocamos micro lesões que sangram e diminuem as defesas naturais da pele. Isto favorece o aparecimento de algumas infecções nos dedos por agentes como fungos ou bactérias. Ao levar os dedos à boca com frequência, estes microorganismos podem também infectar a mucosa oral. Nada saudável, não é mesmo?
Como fazer para largar este hábito?
O primeiro passo é QUERER parar. Isso mesmo. Se a pessoa não quiser parar, de verdade, nada dá certo. O segundo passo é procurar entender quais sãos os motivos que levam a roer unhas. Muitas vezes é necessária a ajuda de um profissional para trabalhar os excessos de ansiedade. Se você não pode mudar a causa do estresse, mude a válvula de escape. Por exemplo, atividade física! O terceiro passo é passar um esmalte com produtos amargos! Funciona bastante para “lembrar” que devemos tirar o dedo e as unhas da boca!
Não descarregue as tensões do dia a dia nas suas próprias mãos!