/

Guia Prático para sair de sua casa e voltar com segurança

Todos devemos ficar em casa. Esta é a atitude mais segura para proteger você e sua família.

No entanto, algumas pessoas necessariamente devem sair para trabalhar ou para comprar alimentos ou medicações. Para estas pessoas, há algumas dicas para sair e voltar para casa com a máxima segurança:

  1. Na porta da sua casa, antes de sair:coloque uma máscara caseira e use-a o tempo todo, principalmente em locais públicos. Lembre-se que as máscaras devem ser trocadas a cada 2 horas ou antes, se ficarem úmidas.
  2. No elevador:entre sozinho(a). Toque nos botões com uma haste flexível ou qualquer outro material descartável. Sua mão pode se contaminar quando em contato com maçanetas, portas ou portões de uso comum. Por isso, policie-se para não levar as mãos aos olhos ou ao cabelo.
  3. Na rua:mantenha a distância social de pelo menos 1 metro das pessoas, idealmente 2 metros.
  4. No transporte público:evite andar em pé nos ônibus ou metrô. Evite aglomerar-se em filas ou encostar-se em paredes ou corrimões. Ao descer: lave as mãos com água e detergente (que você trouxe embalado de casa) ou com álcool gel.
  5. No mercado ou na farmácia:evite encostar em produtos que você não vai levar. Mantenha sempre a distância social de 2 metros, principalmente dentro de locais públicos fechados.
  6. No seu local de trabalho:lave as mãos assim que chegar com água e sabão. Siga as orientações de distanciamento social que todas as empresas atualmente indicam. Leve sua própria garrafinha de água. Não compartilhe copos ou talheres.
  7. Quando chegar em casa:lave as mãos assim que descer do transporte; seja público ou  seu próprio carro.
  8. Antes de entrar em casa:tire os sapatos e deixe-os do lado de fora. Se não tiver como, coloque-os em um plástico fechado até próximo uso. Use sempre o mesmo sapato para sair. Se puder ir de tênis ou sapato com sola de borracha, melhor; pois podem ser lavados. Tire a máscara para ser devidamente lavada. Idealmente alguém abre a porta para você, para que não precise tocar na maçaneta.
  9. Ao chegar em casa:vá direto ao banheiro, tire a roupa e tome um banho lavando a cabeça, inclusive.
  10. Lembre-se de desinfetar seu celular e a capinha dele.

Pronto. Agora você já pode dar um “OI” para a turma.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.