/

Ficar sentado muito tempo prejudica a saúde?

Em algumas situações como uma viagem longa de ônibus, avião ou carro ou até por causa do trabalho acontece de ficarmos muito tempo sentados. Isso afeta a circulação sanguínea e pode até trazer consequências graves.

Entenda: o coração bombeia sangue para o corpo todo, quando o sangue chega aos pés tem que vencer a ação da gravidade e subir de volta. Quem faz este trabalho é a musculatura da batata da perna que se contrai e impulsiona o sangue para cima. Por causa disso a panturrilha é conhecida como “coração da perna”.

Quando ficamos sentados muito tempo, a batata da perna fica parada, não se contrai e o sangue tem mais dificuldade para subir. Por isso é que nossos pés incham e em casos mais graves, há o risco de trombose.

Dicas simples evitam esta ameaça e melhoram o desconforto:

1. Nunca fique sentado mais de três horas seguidas. Levante e ande um pouco.

2. Se você estiver sentado e puder, coloque os pés para cima.

3. Se não der para andar, fique em pé e na ponta dos pés, abaixe e levante várias vezes. Você vai sentir a batata da perna se comprimir. Repita a cada uma hora.

4. Se você não conseguir se levantar, estique as pernas e movimente os pés no ar para frente e para trás, várias vezes, como se estivesse pressionando um pedal. Sinta a batata da perna se contrair. Repita a cada uma hora.

5. Aproveite este momento de “consciência corporal”: alongue os braços para cima e movimente a cabeça para todos os lados.

Relaxe sempre que puder! E fique sentado com saúde!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.