/

Feridas no bico do seio

As feridas no bico do seio surgem geralmente quando a pega do bebê não é correta. Para fazê-lo sugar do jeito correto é importante que ele esteja com a boca bem aberta. Como a boca de um peixe para que a auréola fique totalmente dentro da boca do bebê. Para facilitar, molhe o bico com o próprio leite antes da mamada.

O queixo do bebê deve ficar encostando no seio. Isto facilita a saída do leite porque os movimentos de sucção pressionam suavemente o peito. Certifique-se que os lábios do bebê estejam virados para fora.

O nariz do bebê não pode ficar encostado no seio. Isto permite que ele respire livremente.
Se houver feridas, o pediatra pode orientar e avaliar a pega do bebê.

Para tirar o bebê do peito, coloque o dedo mínimo na boca dele. Esta é uma boa manobra que evita que o peito se machuque. Logo depois segure o bebê na vertical e deixe a barriga do bebê apoiada no seu corpo, para que ele arrote. Para facilitar, dê tapinhas suaves nas costas da criança. Espere até cinco minutos, se o bebê não arrotar não tem problema. Também não se preocupe se o bebê arrotar durante a mamada, isto é normal.

Estar descansada e relaxada é fundamental para a produção de leite.

Ofereça primeiro o peito menos machucado e dolorido. O bebê geralmente começa a mamar com muita fome e as primeiras sugadas costumam ser mais intensas. Não tem nenhum problema começar a mamada sempre com o mesmo seio. Alterne a posição de amamentar até que a pega fique o mais correta possível.

Em caso de feridas no bico do seio, use bicos de silicone até que a lesão melhore e volte a oferecer o próprio seio, que é sempre o melhor. Pomadas a bases de lanolina anídrica podem aliviar a dor e facilitar a cicatrização. Converse com o seu médico.

Protetores de gel também podem ser usados dentro do sutiã, evitando a fricção da ferida no tecido. Eles ajudam na cicatrização e previnem o ressecamento do bico.

Em casos de dor muito intensa, o médico poderá indicar um analgésico. Mas atenção: coceira, bolinhas vermelhas ou saída de pus podem indicar uma infecção. Neste caso, avise o médico imediatamente.

No período da amamentação remédios só devem ser tomados com prescrição médica. Pois alguns medicamentos não são indicados para as lactantes.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.