/

Três dicas para evitar hemorróidas:

1. Cuide do funcionamento do seu intestino. Respeite o horário em que seu intestino quer funcionar. Não segure, não prenda. Faça coco na hora em que “o sinal” aparecer. Isso ajuda a evitar a necessidade de fazer muita “força” para evacuar. Fique sentado no vaso apenas o tempo necessário. Nada de joguinhos ou leituras demoradas sentado no vaso sanitário. Vamos combinar que uma cadeira é bem mais confortável e a sua sala é mais perfumada, não é mesmo?

2. Cuide da higiene após a evacuação. Evite friccionar com força o papel higiênico. Pode lesar sua mucosa anal e predispor à formação de hemorroidas. O melhor mesmo é lavar com água e sabão. Instale uma duchinha ao lado do vaso. Isto ajudará bastante. Lenços umedecidos podem irritar a mucosa e dar alergia. Por isso também devem ser evitados.

3. Cuide da sua alimentação. Fazer coco todos os dias é importante para evitar hemorroidas. Para tanto, alguns alimentos ricos em fibras como arroz integral, linhaça e gérmen de trigo, por exemplo, tem um papel fundamental. Acostume-se a comer todos os dias pelo menos 1 colher de sopa de um destes alimentos. Frutas e verduras também são importantes. Escolha as suas preferidas e programe-se ! O ideal é comer diariamente pelo menos 3 porções de frutas e 2 de verduras. Não é tão complicado e faz toda diferença.

Pense que as hemorroidas podem aparecer por hábitos inadequados! Cuide-se e saúde!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.