/

Três dicas para evitar a trombose:

1. Mexa-se a cada duas horas

Levante-se, ande um pouco pela casa, aproveite para fazer alguma coisa produtiva em outro cômodo. Se você estiver no trabalho, sentado, movimente-se também. Levante-se para tomar um copo de água, vá ao banheiro, suba um ou mais lances de escadas…enfim… arrume algum bom motivo para se movimentar! Ao se movimento você diminui os riscos da trombose.

2. Use meias elásticas

Principalmente se você tem varizes nas pernas. As meias devem promover a compressão e são como uma “terapia” para as pernas. Mas para que elas funcionem, o comprimento e a compressão devem ser exatos. As meias devem ser até os joelhos, não podem ser muito curtas nem apertadas porque senão o efeito é oposto, e a meia vira “um garrote” que atrapalha a circulação.

3. Movimente-se durante viagens

Vai viajar mais de 2 horas? Nunca fique sentado sem se mexer. Se você estiver no carro, procure parar a cada 2 horas e andar um pouco. No ônibus ou no avião, estique as pernas , mexa os pés. Se for possível, fique em pé. Na sequência, fique na ponta dos pés. Sinta sua “batata” da perna funcionar. Repita esse movimento algumas vezes. Alongue-se sempre que possível!

Ande, caminhe, dance, alongue-se…mexa-se! Assim como o sangue, nós também precisamos “circular” para ter saúde!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.