/

Esmalte deixa a unha amarela?

O oxigênio é fundamental para nossa existência. Por isso respiramos. Os pulmões, claro, fazem o trabalho principal. Mas “respiramos” também pela pele, com os poros abrindo e fechando, nos ajudando a trocar calor com o ambiente. E nossa unha também “respira”. Isso mesmo. A unha é cheia de poros que são importantes seu crescimento e desenvolvimento adequados.

O que acontece se colocarmos um esparadrapo bem grosso enrolando uma parte de um dedo da mão?

A pele que estava embaixo do esparadrapo, em menos de 24 horas, ficou toda branca, não é mesmo? Fica com a aparência de uma pele “morta” . Isso porque ficou “sufocada” e sem respirar. Com a unha acontece a mesma coisa. A base e o esmalte tapam os poros e as unhas não respiram adequadamente. Por isso é que devemos deixar as unhas “descansarem” para respirar pelo menos 1 semana ao longo de um mês.

Os esmaltes escuros possuem um pigmento que penetra na unha através dos poros e quando o retiramos, o pigmento, que ficou amarelo, permanece dentro do corpo das unhas. Por isso elas ficam com aquele tom amarelado.

A dica é alternar esmaltes claros com escuros. E não se esqueça de deixar suas unhas respirarem.

Ar fresco é bom para todos! Até para as unhas!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.