/

Quando a dor nas costas é um problema na coluna?

Ter dor nas costas com frequência não é normal. Há diferentes causas como hérnias, escoliose ou lordose. Mas é muito comum que a dor na coluna seja provocada por má postura. Sendo assim, algumas atitudes evitam um problema na coluna e ajudam no tratamento.

Entenda: a coluna vertebral faz a sustentação da parte de cima do corpo, inclusive da cabeça que é muito pesada. As vértebras ficam empilhadas e por dentro delas passam muitos nervos que levam e trazem informações do cérebro para nossos braços e pernas. Bem ao lado da coluna temos músculos e tendões que ajudam a manter a posição do corpo.

Por isso é que a coluna é uma estrutura muito delicada. Mantê-la na posição correta quando estamos sentados, em pé ou deitados é vital para que tudo funcione bem. Mas nossa tendência é deixar a coluna meia “torta”. É isto que causa dor. Músculos e tendões podem se contrair e doer se você abusa de algumas situações. Por exemplo: dormir em uma posição inadequada, ficar curvado no computador, sentar em um sofá muito mole e macio, deitar em cima de um monte de almofadas, sem se preocupar com a posição do pescoço, carregar mochilas ou bolsas muito pesadas que forçam um lado do corpo, usar salto alto ou andar muito com o sapato errado… Ui!! Todas estas situações causam micro-traumas e consequentemente, dor nas costas .

Por isso, pare e preste atenção! Como está sua postura AGORA ? Melhore sua consciência corporal e proteja a sua coluna. Mantenha a postura sempre!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.