/

Três dicas para lidar com as picadas dos pernilongos:

Claro que o melhor é prevenir as picadas. Porém, se isso não foi possível, siga estas dicas:

1. Lave o local com água e sabão. Sempre ajuda a evitar que bactérias penetrem no local da picada dos pernilongos, ocasionando uma infecção secundária.

2. Evite coçar. Muitas picadas causam uma feridinha. Tente não coçar, pois pode machucar e infeccionar. Se estiver com muita coceira, coloque um pouco de gelo no local para aliviar. Há também pomadas específicas, mas só o médico pode orientar.

3. Se o local da picada ficou muito vermelho e inchado ou se há marcas de várias picadas, vá ao médico. Muitas pessoas podem ter alergia às picadas. Nestes casos estão indicados antialérgicos. Siga SEMPRE as orientações do seu médico. Só ele pode prescrever o que é melhor para você.

O calor está ai. Com ele vem os mosquitos, inclusive os que transmitem doenças como a dengue. Faça sua parte. Não deixe locais onde a água da chuva possa se acumular. Cuidado com os vasos de plantas. Mantenha os pernilongos longe da sua casa e da casa dos seus vizinhos. Se todos forem conscientes e responsáveis, diminuiremos estas doenças e salvaremos vidas!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.