/

Três dicas para evitar azia depois da “comilança” de Natal

Dica 1

Entenda: a azia é a consequência do excesso de ácido produzido pelo estômago. Nestes dias de festas, o corpo recebe uma dose “extra” de calorias. Salgados, doces e bebidas. Se possível, dê uma maneirada nesta semana que antecede o Ano Novo. Evite alimentos que aumentam a produção de ácido no estômago, como: frituras, carnes gordas, álcool, refrigerantes, chocolate, café, bebidas gaseificadas ou condimentos em excesso. Coma leve, de preferência a cada 3 horas, em pequenas porções e inclua mais frutas (de preferência não ácidas) que o habitual. Aproveite estes dias para “desintoxicar”.

Dica 2

Se você estiver com aquela sensação de “queimação” na boca do estômago coma miolo de pão, torradas ou bolachas de água e sal. Isso deve atenuar o desconforto. Não tome leite gelado. Pode dar uma sensação momentânea de conforto, mas o leite é rico em cálcio, que estimula a produção de mais ácido depois.

Dica 3

Evite deitar logo após as refeições e nunca durma totalmente na horizontal, use sempre um travesseiro. Se você sofre sempre com o refluxo, erga um pouco a cabeceira da cama (20 cm são mais que suficientes) para diminuir a volta de ácido que pode subir para o esôfago.

Importante: consulte seu médico se os sintomas forem muito desconfortáveis. Há medicações eficientes para tratar a azia.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar (CRM 48084 | RQE 88268) é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.