O que é terror noturno? - Dra Ana Escobar
02/02/2018 11:11h

O que é terror noturno?

Madrugada, silêncio na rua e em casa. Todos dormindo tranquilamente. De repente, uma gritaria entremeada com choro. Reconhecidamente é seu filho, no quarto ao lado que interrompe a paz noturna. Todos acordam em um sobressalto, tão altos e angustiantes são os gritos. Quem grita continua dormindo. E o mais interessante: dormindo profundamente, nem percebe que está dando este escândalo noturno e muito menos que acordou a casa inteira. Por isso, nem adianta falar com a criança ou trazê-la à razão: ela está em sono profundo e dificilmente vai acordar. Isso tudo pode durar até meia hora. Parece pouco, mas no meio da noite, quando todos estão cansados, querendo dormir, e sentindo-se impotentes para fazer qualquer coisa, esse tempo parece uma eternidade.

Aos poucos os gritos e o choro  terminam e a criança se aquieta, e continua seu sono que não se interrompeu, só que agora em silêncio, calma e sossegada.

Dia seguinte a família inteira pergunta o que aconteceu e se está tudo bem. E podem ouvir como resposta: “Por que? Aconteceu alguma coisa aqui em casa esta noite?”. Surpresa total, a criança não lembra de nada e acorda animada e com a energia de sempre, como se nada tivesse acontecido.

Assim é o terror noturno.

Não há causa específica nem tratamento. É diferente de um pesadelo, quando a criança pode ser acordada e frequentemente lembra de tudo, inclusive do que estava sonhando e o que a apavorava tanto.

Então, o que fazer quando alguém tem terror noturno perto de você? Primeiro, entenda que a criança não vai acordar.  Mantenha a calma e proteja para que ela não se machuque enquanto se debate até que ela se acalme e volte a dormir depois.

Quem está perto de crianças com terror noturno não deve se deixar aterrorizar. Porque aí é um terror consciente, que é muito pior e não ajuda a ninguém!

Mantenha a calma, sempre!!