Por que temos cabelos? - Dra Ana Escobar
04/12/2018 18:00h

Por que temos cabelos?

Pode parecer engraçado, mas tudo no nosso corpo tem uma função, uma razão para existir. Inclusive os cabelos, que não foram feitos apenas para embelezar. Uma das funções dos fios é, por exemplo, proteger a cabeça das radiações solares, agindo como um isolante térmico natural.

Muitos de nós tem uma identidade estética associada ao cabelo. Aposto que você demoraria a reconhecer o Neymar careca, por exemplo… Por isto, a aparência do cabelo mexe muito com a nossa auto-estima. E se a natureza não ajuda, sempre existe um tratamento para dar um jeitinho. Mudar a cor, alisar, anelar são procedimentos que mexem com a estrutura do cabelo. Até na hora de lavar, você está alterando o fio. Quer ver? Entenda: cada fio de cabelo é composto por duas partes, a raiz que fica dentro do couro cabeludo e a haste que é o fio de cabelo visível. Na raiz se situam as glândulas sebáceas que “jogam” o óleo natural que garante a lubrificação dos fios. O fio tem três camadas:

– cutícula: é a camada mais externa e é muito parecida com as escamas de um peixe. Bem parecida mesmo! A cutícula é formada por uma proteína, chamada queratina que garante a maciez e o brilho dos fios.

– córtex: é a camada do meio. Nesta camada é que está a melanina responsável pela cor do cabelo. A quantidade de melanina é geneticamente determinada e dá os tons do cabelo que variam entre loiro, ruivo, castanho ou preto. Já a falta de melanina deixa os cabelos brancos, o que ocorre com a idade. O córtex também é responsável pela resistência e elasticidade dos fios.

-medula: é a camada mais interior.

Agora fica fácil entender, por exemplo, porque existe shampoo e condicionador!!

O shampoo age assim: para remover a sujeira natural que se deposita dentro da cutícula, ele “levanta as escamas”, como se levantássemos as escamas de um peixe para limpá-lo melhor. As “escamas” levantadas se enroscam umas nas outras, deixando os fios emaranhados. O condicionador é fundamental para qualquer tipo de cabelo porque ele “fecha” a cutícula. Os fios se desenroscam instantaneamente e voltam a ter sua maciez natural. Alguns condicionadores ainda deixam vitaminas ali embaixo que podem ser absorvidas pelo córtex levando nutrientes para dentro do fio.

Você já ouviu falar que cortar o cabelo acelera o crescimento dos fios? Será que isto é um mito ou é verdade? E a tintura, a chapinha são mocinhas ou vilãs? Vamos continuar nosso papo daqui a pouco, num post que mandarei hoje à tarde!! Até lá!!