02/04/2019 16:03h

O que é TOC?

TOC é uma sigla que significa Transtorno Obsessivo-Compulsivo. E o que é isso ?

Você tem algumas “manias” ? Por exemplo, “precisa” deixar as roupas no armário ordenadas por cores e em total ordem? Só levanta com o pé direito? Tem necessidade constante de contar objetos? Fica nervoso(a) quando não vê tudo arrumado simetricamente? Muitas pessoas, inclusive crianças, tem algumas manias ou rituais que praticam todos os dias. Isso é comum e totalmente normal. Porém, quando esses “rituais” vão se intensificando e gerando desconforto e angústia se não forem cumpridos, devemos começar a prestar atenção.

O TOC é um distúrbio psiquiátrico de ansiedade. De repente, algumas ideias ou imagens invadem e dominam os pensamentos gerando muito desconforto. Para “aliviar” a tensão gerada, a pessoa se vê obrigada a cumprir alguns rituais, que podem ser relativos a obsessão por limpeza, ordem, falar determinadas palavras, organizar coisas simetricamente, arrumar ou contar objetos… tudo com uma frequência exagerada.

Quando estes pensamentos e rituais começam a atrapalhar o dia a dia, então é preciso procurar ajuda.

Não há nenhum exame de imagem ou de laboratório para diagnosticar o TOC. O diagnóstico é realizado com base nos dados clínicos do comportamento das pessoas. Por isso, familiares e amigos próximos podem ajudar bastante. A boa notícia e que há tratamento. E é muito eficaz.

A informação em saúde é uma das formas mais importantes para nos ajudarmos e podermos ajudar quem está perto de nós.

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar