11/03/2019 13:07h

O que é Neuroplasticidade?

O neurônio é a unidade básica do cérebro e portanto, do sistema nervoso. É uma célula que tem formato de estrela e uma cauda comprida chamada axônio. Este fio comprido conduz os impulsos cerebrais dando ordens para todas as células do corpo. Para que estas ordens cheguem, um neurônio se comunica com outro, esta comunicação se chama sinapse. Hoje a neurociência sabe que os bebês fazem 700 sinapses por segundo. Esta rede de conexões entre os neurônios é o que se chama de neuroplasticidade.

Os neurocientistas descobriram que o que mais estimula a neuroplasticidade é o vínculo afetivo. Dar de mamar, pegar no colo, conversar, cantar, contar e ler histórias, fazer carinho e massagem, tudo isto incentiva a conexão dos neurônios. Isto definirá no futuro a formação da personalidade emocional da criança e portanto, do adulto.

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar