O que é a Deficiência Intelectual? - Dra Ana Escobar
08/01/2019 10:46h

O que é a Deficiência Intelectual?

Pessoas portadoras de Deficiência Intelectual tem dificuldade para aprender, entender e/ou realizar atividades simples e cotidianas, comuns sem complexidade para as outras pessoas.

Como diagnosticar e como saber se uma pessoa tem deficiência Intelectual?

A Deficiência Intelectual tem como característica um funcionamento intelectual, que pode ser medido pelo QI (Quociente Intelectual), inferior à média, associado a limitações em pelo menos duas das seguintes áreas de habilidades: comunicação, autocuidado, vida no lar, adaptação social, uso de recursos da comunidade, determinação, funções acadêmicas, lazer, trabalho, saúde e segurança. Normalmente estas limitações se iniciam antes dos 18 anos de idade.

O diagnóstico é realizado no Ambulatório de Diagnóstico da APAE que estabelece se existe ou não Deficiência Intelectual e tenta descobrir a causa quando possível. Para isso, conta com uma equipe interdisciplinar que conta com geneticistas, neurologistas, psiquiatras e outros profissionais especializados. O diagnóstico de certeza da situação da pessoa com Deficiência Intelectual só é fechado após discussões entre os especialistas. A partir de então, o paciente recebe a orientação mais adequada e pode ser encaminhado para os demais serviços da APAE DE SÃO PAULO e apoios necessários.

Deficiência Intelectual e “Doença Mental são a mesma coisa?

Primeiramente é importante salientar que hoje em dia o termo mais utilizado é “Transtorno Mental”, uma vez que  “Doença Mental” restringe-se a determinadas patologias específicas.

Muita gente confunde Deficiência Intelectual e Transtorno Mental, mas é importante esclarecer que são duas coisas bem diferentes. Os transtornos mentais englobam uma série de situações psíquicas ou psiquiátricas específicas, que tem como característica um conjunto de comportamentos e atitudes diferentes e desviantes, capazes de produzir danos no desempenho da pessoa, causando impactos na sua vida social, ocupacional, familiar e pessoal.

A Deficiência Intelectual, por sua vez, não se caracteriza por quaisquer tipos de transtornos psíquicos ou psiquiátricos. Trata-se de uma limitação do quociente intelectual com comprometimento cognitivo.