Leite de vaca integral pode fazer mal para os bebês?
19/06/2015 18:19h

VOCÊ SABIA que o leite de vaca integral pode fazer mal para a saúde de bebês menores de 1 ano?

“ Tomei leite de vaca quando bebê e sobrevivi”. Quem já não ouviu pessoas queridas nos dizerem essa frase? Pois é. Só que o tempo passa e o conhecimento evolui. Estudos científicos descobrem fatos novos todos os dias e muitos deles nos ajudam a conseguir o que mais desejamos: saúde e qualidade de vida.

Alimentos foram minuciosamente analisados em seus mínimos detalhes nutricionais. O leite de vaca não fugiu à regra. Sabe o que descobriram? Isso mesmo: que pode prejudicar a saúde de bebês pequenos. Entenda as principais razões deste fato.

1. Quantidade e qualidade das proteínas. O leite de vaca tem uma quantidade muito MAIOR de proteínas (3 vezes mais) quando comparado ao leite materno. Podemos então pensar: “ter mais proteínas não é desejável”? Resposta: NÃO. O leite da vaca é apropriado para o bezerrinho. O bebê humano não precisa de tantas proteínas, que só fazem sobrecarregar o seu rim, causando problemas de saúde importantes, especialmente as alergias e, no futuro, obesidade. Mais que isso: quantidade nada tem a ver com qualidade. A qualidade das proteínas do leite da vaca são muito inferiores àquelas contidas no leite humano.

2. Qualidade das gorduras. O leite de vaca tem gorduras de baixa qualidade, que não contribuem para o desenvolvimento cerebral dos pequenos bebês. Isso mesmo. Gorduras de boa qualidade, como as que estão no leite materno, promovem de forma muito mais eficiente as conexões cerebrais nos pequenos, fazendo com que os bebês, futuros adultos, fiquem mais inteligentes e preparados para aprender. E todos sabemos como isso é essencial para o futuro de toda a vida que está por começar.

3. Quantidade de sódio. O leite de vaca tem sódio em excesso. Isso faz com que o rim do bebê tenha que trabalhar mais para manter o equilíbrio de sal no organismo. Mais importante ainda, o excesso de sódio, como sabemos, pode predispor à hipertensão no futuro.

4. Quantidade e qualidade de muitos nutrientes essenciais para o desenvolvimento e crescimento do bebê. O leite de vaca não possui fornece as quantidades necessárias de nutrientes fundamentais para o bebê como vitaminas, ferro, cálcio ou zinco, por exemplo.

5. Não protege de infecções. O leite de vaca, diferentemente do leite materno, não tem nenhum protetor especial para as doenças infecciosas comuns da infância. O pequeno bebê não tem sua linha de defesa imunológica completamente estruturada. Por esta razão, é fundamental protegê-lo dos agentes agressores. Só o leite materno é capaz disso.

Bebês pequenos tem necessidades específicas de nutrientes fundamentais para garantir seu crescimento saudável. O leite de vaca integral definitivamente NÃO é o alimento adequado nesta importante e essencial fase da vida.