Por que é tão importante tomarmos Sol? - Dra Ana Escobar
05/12/2018 15:59h

Por que é tão importante tomarmos Sol?

Quem não gosta de acordar, abrir a janela e perceber que o céu está azul, sem uma nuvem, e o Sol brilhando? Em qualquer dia do ano, o Sol nos transmite uma gostosa sensação de energia, de vida pulsando, não é mesmo?

O Sol é vital. Quem não toma Sol pode ficar doente. Isso mesmo!! O Sol é fundamental para a produção de vitamina D que é essencial para a fixação de cálcio nos ossos. A insuficiência de vitamina D nas crianças, que estão com os ossos em formação, pode causar raquitismo.
Esta doença se caracteriza por ossos frágeis e fracos, que podem se quebrar com muita facilidade. Já nos adultos, que tem os ossos formados, a falta de vitamina D favorece o surgimento da osteoporose que, como o nome indica, significa ossos “com poros”, porosos, sem cálcio. Ficam portanto, também mais sujeitos a fraturas.

Além disso, o Sol e sua luz nos trazem o calor e as cores, que são importantes para nosso bem estar emocional. Isso mesmo. Pessoas que moram em locais onde o inverno é muito rigoroso, cheio de neve branca cobrindo toda a paisagem, com muitos dias nublados e pouco ensolarados, tem mais tendência à depressão.

Por isso é interessante tomarmos um pouco de Sol todos os dias. Mas muito cuidado com a hora!!! Sim, porque o Sol que incide entre as 10:00 e 16:00 horas pode causar danos à pele, como queimaduras, vermelhidão e envelhecimento precoce ou, pior ainda, câncer de pele.

Por isso, a solução é simples. Basta seguirmos uma regrinha fácil, que vale para todas as idades, tanto para bebês quanto para idosos: tome Sol todos os dias, sem protetor por 15 a 20 minutos, pelo menos 3 vezes por semana, antes das 10:00 ou após as 16:00 horas. Fora deste período, use protetor solar!

Aproveite tudo o que a vida tem de melhor. O Sol, inclusive!