14/03/2019 10:03h

Fone de ouvido pode causar zumbido?

Nossos ouvidos foram feitos para escutar. Mas definitivamente não foram preparados para suportar sons num volume muito alto. Este som alto pode danificar as estruturas auditivas de forma irreversível.  Vamos entender o que acontece quando um som penetra no ouvido.

Pense no trabalho fantástico que o  aparelho auditivo executa. Por exemplo, quando um bebê chora o som chega ao tímpano, que é uma membrana que parece um tambor. O tímpano vibra e transmite um sinal que é captado por várias células e transformado em uma mensagem para o cérebro que decodifica este sinal e interpreta: um bebê está chorando. Imediatamente você direciona a cabeça para o lado de onde vem o som, não é mesmo? A mesma coisa acontece quando você ouve a buzina de um carro, ou o latido de um cachorro. Seu ouvido capta, o cérebro decodifica e você reage.

Para fazer este trabalho, o ouvido tem uma estrutura interna muito delicada e sensível. Barulhos constantes e excessivamente altos podem “machucar” estas células para sempre. Fone de ouvido com volume alto, isto é, maior que a metade da potência habitual, podem levar a danos deste tipo. Resultado: o zumbido surge. E este pode ser  o primeiro sinal para de uma perda da audição.

Por isso, muito cuidado. Não brinque com seus ouvidos. Faça-os escutar bem os bons conselhos, inclusive este!

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar