/

Devemos tomar leite?

Sim. O leite é um alimento rico e completo. Além da água, contém proteína, açúcar, gordura e minerais como fósforo, ferro e principalmente cálcio. A falta de cálcio prejudica o crescimento dos ossos nas crianças, e nos adultos leva à osteoporose. O leite materno tem todas estas propriedades e uma vantagem a mais: contem imunoglobulinas (anticorpos} que protegem o bebê de agentes infecciosos.

– Qual a diferença entre os leites A, B e C ? Só o preço?

Não é só o preço. O leite A é extraído com ordenha mecânica, isto é, com máquinas, depois é pasteurizado e imediatamente embalado na própria fazenda. A pasteurização é um processo que primeiro aquece o leite até 75 graus e depois resfria. Isso diminui o número de bactérias sem tirar os nutrientes.

O leite B também é extraído com ordenha mecânica mas a diferença é que a pasteurização e o envasamento podem ocorrer em outro
laticínio, fora da fazenda. Por isso é que o leite B pode ter mais agentes contaminantes que o leite A.

Já o leite tipo C pode ser extraído de forma manual ou mecânica. É armazenado em tanques até ser levado ao local onde vai ocorrer a pasteurização e envasamento. Sendo assim, o leite C pode conter mais agentes contaminantes.

– Qual a diferença entre leite semi-desnatado, desnatado ou integral?

A diferença está APENAS na quantidade de gordura. O integral tem 3% de gordura, o desnatado 0,5% e o semi entre 0,5 e 2,9%. Os outros nutrientes e principalmente a quantidade de cálcio são iguais, só muda a porcentagem de gordura.

– Por que o leite longa vida pode ficar fora da geladeira e não estragar? Tem conservantes?

O leite longa vida não tem conservantes. Ele pode ficar fora da geladeira sem estragar porque ele é ULTRAPASTEURIZADO. Sabe o que é isso? Explicamos o que é a pasteurização. A ultrapasteurização é o aquecimento do leite de 130 a 150 graus por 2 a 4 segundos. Depois é resfriado e embalado na sequencia. Com esse aquecimento altíssimo em pouco tempo, o leite fica esterilizado, ou seja, sem bactérias. Por isso ele dura tanto tempo fora da geladeira.
Mas depois que abrimos, ele pode se contaminar. Ai tem que guardar na geladeira. Importante lembrar: o leite ultrapasteurizado longa vida não perde os nutrientes neste processo.

– O que é leite em pó?

O leite em pó é o leite sem água. Isso mesmo. O leite tem 90% de água. Se tirarmos a água, ele fica só aquele pozinho branco. Quando colocamos a água vira leite normal.

Uma dica: beba pelo menos 1 copo de leite todos os dias. Crianças e adolescentes que estão em fase de crescimento e pessoas com risco para osteoporose (mulheres na menopausa, por exemplo) devem beber 2 copos por dia.

 

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.