Dentes de leite podem nascer desalinhados? - Dra Ana Escobar
30/07/2018 11:58h

Dentes de leite podem nascer desalinhados?

O processo de erupção dos dentinhos de leite é longo. A gengiva em geral começa a coçar por volta dos 3 meses de idade. Os bebês colocam as mãozinhas desesperados nas respectivas bocas, na tentativa de coçar. Finalmente, aos 6 meses de idade, em média, despontam os primeiros dois dentinhos de baixo. Na sequência vem os dois de cima e assim sucessivamente, até que, com 2 anos e meio, em geral, todos os 20 dentinhos de leite ( 10 em cima e 10 em baixo) já nasceram e fazem parte do sorriso dos pequenos.

No entanto, em alguns bebês os dentinhos demoram um pouco mais para surgir. Isso tudo pode ser normal. Importante é que com 2 anos e meio a dentição já esteja completa.

Durante este processo, pode acontecer de alguns dentinhos nascem desalinhados, isto é, “encavalados” ou “girados”. Os dentes de leite, porém, tem muita mobilidade e depois, com a dentição completa, o desalinhamento se corrige espontaneamente. Isso é muito importante, pois os dentinhos de leite guardam o espaço para os dentes definitivos.

Se vocês observarem que, terminada a erupção, os dentinhos de seus pequenos permanecem desalinhados, convém procurar um odontopediatra para orientação.

Vale lembrar sempre: não se esqueça de escovar os dentes do seu filho, todos os dias, no mínimo 2 vezes por dia.

O sorriso do seu filho faz o seu ser mais feliz ainda.