Crianças pequenas podem tomar adoçante? - Dra Ana Escobar
05/05/2018 14:00h

Crianças pequenas podem tomar adoçante?

Os maioria dos adoçantes são moléculas quimicamente produzidas para adoçar. Há os adoçantes chamados “naturais” que também tem alto poder edulcorante. Os adoçantes foram feitos para pessoas que querem restringir suas calorias. Por isso, um pouquinho de adoçante já dá o gosto mais doce – no café e engorda muito menos.

As crianças pequenas devem ter uma alimentação a mais saudável possível. Isso significa leite materno ou fórmula infantil, quando o leite materno não for mais possível; e outros alimentos como frutas, legumes, carnes, frango, peixes, verduras ou  ovos, por exemplo. Neste cardápio, não cabe o papel do adoçante. Por isso, crianças pequenas não devem tomar adoçantes posto que não há necessidade nenhuma destes produtos no cardápio infantil. Há outras formas de se restringir calorias, quando for necessário e houver recomendação médica para isso.

Importante salientar: crianças pequenas tem capacidade de “digerir” os adoçantes? SIM. Por isso, se seu pequeno comeu algo que contenha adoçante, fique tranquila, pois ele dará conta da digestão.

Porém…crianças pequenas devem ingerir adoçantes com frequência? NÃO. Dê sempre preferência aos produtos naturais, fresquinhos e indicados para a idade do seu filho.