/

Crianças com menos de 2 anos podem comer chia e linhaça?

A partir de 6 meses de idade os alimentos são progressivamente introduzidos no cardápio dos bebês, de tal forma que até os 2 anos de idade os pequenos já estão com comida normal do dia a dia da família.

Ensinar hábitos alimentares saudáveis para as crianças é muito importante. Mais do que ensinar, os pais tem que também dar o exemplo. Muitos alimentos são importantes e nutritivos, como é o caso dos grãos, dentre os quais estão a chia e a linhaça.

A chia e a linhaça são muito ricas em ômega-3, que é um tipo de gordura “do bem”, que ajuda a equilibrar os níveis do colesterol ruim no sangue. Além disso, são fontes importantes de vitaminas e de fibras, que são essenciais para o funcionamento do intestino. A chia, especialmente, também contem cálcio que é importante para os pequenos em crescimento.

Por isso, estes grãos podem ser oferecidos para as crianças a partir de 6 meses de idade, alternadamente com cereais como a aveia, por exemplo. Podem ser colocados nas frutas, nos sucos ou nas papinhas, respeitando, claro, a capacidade dos pequenos para ingerir alimentos sem engasgar. Por isso grãos na forma de “farinha” são mais aceitos.

A introdução alimentar saudável desde os primeiros anos é fundamental para toda a vida.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.