10/06/2019 19:56h

Meu filho está com febre. Se a febre baixar, posso mandá-lo para a escola?

A febre é um sinal de alerta. Significa que o corpo está reagindo a alguma agressão. A elevação da temperatura  dá uma sensação de cansaço, moleza e vontade de ficar mais quietinho. Nas crianças também. Crianças com febre ficam mais chorosas, indispostas, sem querer brincar ou comer. Pais ficam em alerta, preocupados e normalmente administram um antitérmico. A febre baixa e a criança volta a ter mais disposição. Quando isso acontece, muitos julgam que o processo que levou à febre foi embora também. Fim da febre, fim de tudo!

Mas não é assim que funciona. A febre baixa enquanto o antitérmico estiver fazendo efeito, o que dura uma média de 4 a 6 horas. Em geral, é provocada por uma infecção causada por vírus ou por bactérias. Enquanto esses agentes não forem combatidos pelo sistema de defesa, a febre persiste. O problema é que essa “batalha” dura em média de 2 a 3 dias. E neste período, as crianças podem ser transmissoras dos agentes infecciosos agressores que estão causando a febre. Isso mesmo!! Podem contaminar outras crianças.

Por isso, NÃO mande seu filho no meio de  um processo febril para a escola. Mesmo que a febre tenha baixado. Ele pode contaminar outras crianças. A criança só deve voltar às atividades quando você tiver certeza de que já acabou. Isso significa pelo menos 24 horas sem febre e sem antitérmicos.

Não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você. Simples assim! Saúde para todos!!

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar

Últimos posts por Dra Ana Escobar (exibir todos)