02/06/2019 10:00h

Por que devo controlar a quantidade de sal na alimentação?

Não vivemos sem sal. Saber isso é muito importante. Mas o excesso na alimentação pode prejudicar a saúde.

Por isso é importante controlar a quantidade de sal na alimentação.

Entenda: o sal é composto por duas substâncias, sódio e cloro. Ambas são importantes, mas o sódio “comanda” muitas ações fisiológicas no organismo. Como? A maior parte do nosso corpo é composta de água e uma das principais funções do sódio é manter a quantidade de água que está dentro e a quantidade de água que está fora das células em perfeito equilíbrio. Isso é fundamental para entendermos porque muito sal causa pressão alta.

Vamos lá: quando ingerimos muito sal, o sódio fica em excesso dentro dos vasos sanguíneos. Imagine seu sangue “salgado”. Fica como que se ele estivesse com sede. Ai o que acontece? Os vasos sanguíneos atraem a água como que para “matar esta sede”. Com mais líquido dentro dos vasos a pressão sobe. Exatamente como se aumentássemos o volume de água numa mangueira. A pressão da água aumenta, certo? Ocorre o mesmo com os nossos vasos e o sangue.

Quanto posso consumir de sal por dia para não correr risco ?

O ideal é consumirmos no máximo 5 gramas de sal por dia. Uma colher de café tem 1 grama de sal. E sabe quanto o brasileiro ingere por dia? Mais ou menos 12 gramas de sal. É muito, não é mesmo? Por isto está chegando agora uma lei que diminui a quantidade de sódio dos alimentos industrializados.

A alimentação já tem uma quantidade de sal suficiente para a vida. Não precisamos acrescentar mais. Gostei de ver que a maior parte de vocês respondeu isso na enquete. Parabéns a todos!! Vamos viver com saúde!!

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar