07/04/2019 10:49h

Comi muito chocolate na Páscoa, o que posso fazer para compensar?

Chocolate é uma delícia e é mesmo muito difícil resistir à tentações da Páscoa. Os ovos estão ai, cada vez mais coloridos, criativos, com sabores de todos os tipos para todos os gostos.

O prazer é imediato e para quem gosta de chocolate não há a menor possibilidade de erro. Basta comer e comer e comer.

Só que depois…chega a conta: e vem escrita na balança. Como uma máquina registradora implacável, lá estão todos os quilinhos a mais, em números precisos e com gradações decimais convictas de que podemos ter ultrapassado o limite do possível. Os quilos chegam certeiros como o gosto delicioso do ovo de Páscoa.

Mas dá para compensar. Afinal, a vida deve ser gostosa e comer chocolate a mais, em uma data importante como a Páscoa, não é um “pecado” para o qual não se ache solução.

Qual a dica? Comece hoje. Não deixe para depois. Isso mesmo. Quanto mais para frente deixarmos, mais difícil vai ficar. Vamos lá. Força e determinação por duas semanas. Isso mesmo. Em apenas duas semanas podemos perder os quilinhos a mais da Páscoa e até mesmo aproveitar o embalo para perder um pouquinho mais.

Como fazer? Simples assim: faça todas as refeições, com café da manhã, almoço e jantar. E no meio da manhã e da tarde um lanchinho. No café da manhã, coma mais frutas e menos pão e manteiga. Leite ou iogurte desnatados. Lanche da manhã e da tarde sugiro um iogurte com uma fruta e um pouco de cereais. No almoço e jantar comece com um prato bem cheio de salada, com legumes e verduras. Só depois faça o prato principal, de preferencia com metade da quantidade habitual. Frutas de sobremesa. Importante: saia da mesa sem fome. Tenha a sensação de que está satisfeito, mas não “empanturrado”, obviamente.

Mantenha essa alimentação por pelo menos duas semanas e se quiser fazer melhor ainda, pratique um pouco de exercícios físicos. Para quem não tem o hábito de exercitar-se, programe uma caminhada de 30 minutos, que seja na ida ou na volta do trabalho. Organize e planeje seus horários para dar certo.

Tente fazer. Nada é impossível. Depois que você perder seus quilinhos a mais, vai conseguir perceber que os ovos da Páscoa ficaram ainda mais gostosos!

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar