/

Água purificada é a mesma coisa que água filtrada?

Imagine que cada um de nós beba 2 copos de água por dia. Alguns mais, outros menos, mas vamos pensar nesta quantidade como uma média. Sabe o que isso significa? Que só no Brasil devemos produzir uma média de 380 milhões de litros de água potável por dia!!! Nem dá para imaginar quantas piscinas encheríamos, não é mesmo?

Há dois processos que garantem a potabilidade da água: filtrar ou purificar. São parecidos, mas não significam exatamente a mesma coisa. Entenda: os filtros retiram o gosto do cloro, as impurezas e os microrganismos da água. São bastante eficazes e garantem que a água fique própria para o consumo.

Os purificadores, por sua vez, tem mais recursos. Em geral, a água passa por mais de um filtro, num processo mais rigoroso, com mais etapas. Os purificadores além de filtrar, retiram quase a totalidade de microrganismos como vírus e bactérias, por exemplo, as impurezas e ainda são capazes de reter substâncias químicas utilizadas no processo de tratamento da água.

Límpida, pura e cristalina. Sem impurezas. Assim deve ser a água que consumimos e assim deveria ser também… a nossa vida, não é mesmo?

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.