Posição para amamentação - Dra Ana Escobar
02/08/2018 16:25h

Posição para amamentação

Há pelo menos cinco formas de segurar a bebê na hora de amamentar. Cada dupla mãe-bebê, deve encontrar a que se adapte melhor. Não precisa variar as posições a cada mamada. Apenas descubra qual é a mais confortável.

Não force o corpo nem faça malabarismos para chegar o peito ou o corpo até o bebê. Segure a cabeça com suavidade, permitindo que o bebê se movimente e fique livre para respirar.

Coloque uma almofada para não cansar o braço e use um apoio para os pés deixando-os elevados. Isto ajuda a diminuir o inchaço do pós-parto. As coxas devem ficar paralelas ao chão.

Posição para amamentação 1: a mãe segura com o braço direito e oferece o peito direito. (Se for o braço esquerdo, oferece o peito esquerdo). A barriga da mãe deve encostar na barriga do bebê. A cabeça fica um pouco mais alta que o corpo.

Posição para amamentação 2: parecida com a posição 1, mas alterna os braços e os seios. Ou seja, segura com o braço direito e oferece o seio esquerdo, e vice-versa.

Posição para amamentação 3: mãe e bebê ficam deitados lado a lado. A mãe usa um travesseiro e oferece o seio na boca do bebê que deve ficar com a cabeça um pouco mais elevada que o corpo.

Posição para amamentação 4: a mãe fica sentada numa cadeira, com a coluna ereta e segura o bebê de frente segurando a cabeça e o corpo com as mãos. Oferece o seio de frente para a criança.

Posição para amamentação 5: a mãe apoia o braço direito numa almofada e a coloca no braço de uma cadeira ou poltrona. Posiciona o corpo do bebê por cima e oferece o peito do mesmo lado que o braço apoiado. Ou seja, se apoiar o direito, seio direito. Se apoiar o braço esquerdo, seio esquerdo.