Como deve ser o berço? - Dra Ana Escobar
24/07/2015 19:59h

Como deve ser o berço?

Berço do bebê – um berço seguro deve ser firme e ter um estrado de uma peça só. É importante que seja possível ajustar a altura. Quanto mais embaixo, mais segura a criança ficará. As grades devem ser arredondadas e ter uma distância de 4 a 6 cm entre si. A altura deve ser de pelo menos 60 cm a partir do colchão. De preferência, o colchão deve ser de espuma, totalmente plano e não deformável. A sociedade Brasileira de Pediatria recomenda a densidade D18. O tamanho deve ser exatamente o mesmo do berço para que não fiquem espaços que possam colocar o bebê em risco.

Não é recomendado colocar protetores nas grades. Nem travesseiros, almofadas, pelúcias, brinquedos, babá eletrônicas, cobertas pesadas. Estes objetos aumentam o risco de acidentes. Por esta mesma razão, deixe os móbiles afastados das mãos dos bebês. Eles devem ser vistos e não tocados.

Alguns berços tem encaixe para mosquiteiros.

Esta é uma estratégia muito eficiente para proteger os bebês das picadas de pernilongos e outros insetos justamente porque os mosquiteiros formam uma barreira mecânica.