08/07/2019 19:50h

Três dicas para comer feijão e não sofrer com os gases:

1. Deixe o feijão de molho a noite inteira, por um período de pelo menos 12 horas. No dia seguinte, troque a água e só então cozinhe. Esse “tratamento” prévio faz diminuir a fermentação intestinal, diminuindo a produção de gases.

2. Antes de cozinhar o feijão, jogue bastante água fervendo em cima. Cubra todo o feijão e espere uns 10 minutos. A água quente neutraliza uma das enzimas que fermentam o feijão no intestino. Resultado: a fermentação e a produção de gases também diminuem.

3. Experimente um tipo de feijão chamado Azuki ou feijão japonês. Este feijão contem uma quantidade muito menor do carboidrato, chamado de rafinose, que é responsável pela fermentação. Por isso, produz menos gases.

Coma feijão sem se sentir um balão!

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar