/

Três dicas para aliviar as cólicas dos bebês

1. Coloque uma compressa morna na barriga do bebê. Pode ser um paninho aquecido, como uma fralda, por exemplo. Certifique antes  se a fralda não está quente demais. Evite bolsas de água quente, pois podem queimar a pele sensível do bebê.

2. Com o bebê de bruços, coloque sua mão embaixo da barriguinha dele, apertando suavemente e fazendo um pouco de pressão para cima, contra a barriga. Se quiser colocar uma fralda aquecida na sua mão enquanto faz a pressão, melhor ainda para diminuir as cólicas dos bebês.

3. Coloque o bebê deitado de barriga para cima e faça massagens circulares na barriga. Pode colocar um pouco de pressão. Mas bem leve. Outra forma de “massagear” a barriga é fazer uma flexão com as duas pernas do bebê. Dobre-as de tal forma que as coxas encostem na barriga. Fique assim alguns segundos e solte. Repita essa manobra. Pode ajudar o bebê a eliminar gases e atenuar as cólicas.

Cólicas dos bebês trazem muito cansaço e inseguranças nos pais. Saber o quê fazer ajuda a todos.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar (CRM 48084 | RQE 88268) é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.