/

Diarreia é perigoso em bebês?

Nestes meses mais quentes e abafados, é muito comum todos terem diarreia. As causas em geral variam bastante: podem ser por vírus ou por bactérias,  que se proliferam mais facilmente nesta época. Os alimentos também se deterioram com mais facilidade no calor, razão pela qual as intoxicações alimentares são também mais comuns.

O resultado disto tudo, já se sabe: vômitos e diarreia.

Em geral começam os vômitos. Na sequencia vem a diarreia. A febre pode acompanhar o quadro.

Temos que ter muita atenção com as crianças que apresentam vômitos e diarreia. E atenção mais que redobrada com os bebês. A grande e mais temida complicação é a desidratação. Os bebês e crianças com menos de 5 anos tem uma chance muito maior de desidratar.

Uma dica excelente é iniciar imediatamente com o soro de reidratação oral. É distribuído gratuitamente nas unidades de saúde, e pode também ser comprado nas farmácias. Ofereça de pouquinho em pouquinho, de gole em gole, assim que o quadro começar.

Mesmo assim, quando os seus pequenos começarem com sintomas de vômitos e diarreia é sempre importante entrar em contato com o médico para todas as orientações. E se os sintomas forem muito importantes, isto é, se as crianças vomitarem demais, vale ir ao PS para uma avaliação de urgência.

Fiquem atentas e bom verão!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar (CRM 48084-SP) é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.