Devemos tirar cera do ouvido?
Quem gosta de olhar para um ouvido e perceber que saindo para fora tem aquela substância pastosa, grudenta, de coloração amarronzada, que chamamos de cera?
Eca! Dá aflição só de pensar, não é mesmo?
Mas vamos pensar sobre isso. Por que será que o organismo, que funciona harmonicamente estruturado, perfeito em cada detalhe, vai produzir esta substância dentro de nossos ouvidos? Por uma excelente razão: para nos proteger. Isso mesmo!! O ouvido é um órgão delicado, sensível e importantíssimo. Afinal, graças a este “aparelho de som incrível” escutamos as vozes, os barulhos da natureza, a música e também os sinais de perigo. Por isso, o ouvido precisa ser protegido. A cera é um componente importante da proteção. Evita que a água ou outras substâncias indesejáveis como o pó, a areia ou a poluição, por exemplo, entrem e fiquem acumulados no conduto auditivo.
Por isso não devemos, NUNCA, colocar nada dentro do ouvido para tirar a cera. JAMAIS coloque lá dentro hastes flexíveis, grampos, tampas de caneta, ou o que for.
Limpe apenas a parte externa das orelhas. A cera, quando sai para fora, não causa mesmo uma boa impressão. Tudo bem retirar o excesso! Mas tire apenas o que você está enxergando!!! Sem exagerar!!!
Escute este conselho: mantenha suas orelhas limpas, mas não mexa na cera que está dentro do ouvido!