/

Desacordo entre pai e mãe: como proceder?

Saiba o que fazer em momentos de desacordo entre pai e mãe:

Nem sempre pais e mães estão de acordo com uma regra. Isto é normal e, entre nós, é muito saudável que as pessoas não sejam todas iguais e discutam regras.

O que causa conflito é discutir o que “irá valer” na frente da criança. O ideal é que a norma seja estabelecida anteriormente. O casal deve conversar, como adultos, em particular.

Quando há  desacordo entre pai e mãe, alguém terá que ceder. Crianças que vivem situações de ordens e contraordens crescem inseguras e isto gera ansiedade e desconforto.

Por isto é importante conversar antes e manter a palavra. Ser mais permissivo para conquistar a criança e assim ser mais querido é uma estratégia que não funciona.  Ao contrário, a criança sabe o que deve e o que não deve, o que pode e o que não pode fazer. Se o que quer ser o “bonzinho”  permite algo apenas para agradar, a criança  entende que está infringindo regras. Resultado: a confiança diminui.

Os filhos precisam de estabilidade e segurança, e normalmente são as normas e os limites que oferecem isto.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.