/

Crianças podem comer carne ou peixe crus?

Os hábitos de alimentação são completamente diferentes nos diferentes cantos deste mundo enorme.
 
Com os movimentos migratórios e com a comunicação atualmente ao alcance de todos, aprendemos a nos alimentar de acordo com hábitos e culturas diferentes da nossa. Isso é muito bom, pois nos deixa mais próximos e mais tolerantes uns com os outros.
 
Os japoneses nos ensinaram sua culinária. Ir a um restaurante japonês é um programa delicioso para muita gente e o peixe cru, sushi ou sashimi, faz parte do cardápio.
Os árabes nos ensinaram a comer tabule, esfiha e o kibe cru, entre tantas outras delícias.
E as crianças? Podem também aproveitar frutos do mar, peixe ou kibe cru? Sim, sem nenhum problema, mas idealmente a partir de 2 anos de idade.
 
Por que só a partir de 2 anos de idade?
 
Porque a partir desta idade é que o sistema imunológico dos pequenos está mais formado. Estes alimentos podem se deteriorar facilmente e qualquer infecção antes desta idade pode ser grave.
 
Por isso, é essencial cuidar da procedência e manipulação higiênica destes alimentos. Vale para todas as pessoas, mas fundamentalmente para os pequenos.
Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.