/

Crianças pequenas podem comer comida com pimenta?

É ardida para alguns. Para outros, queima quando passa. Há os que gostam, apenas de vez em quando. Há os que a consomem todo dia, como um hábito cultural. Resumo: a pimenta é um tempero controverso para os adultos. E as crianças? Podem consumi-la?

Não há nenhuma contraindicação formal para o consumo moderado de pimenta na alimentação das crianças com mais de 5-7 anos. No México, por exemplo, onde a maioria das pessoas coloca pimenta cotidianamente nos alimentos, desde cedo os pequenos são acostumados ao seu sabor mais “picante”.

No entanto, para crianças com menos de 5 anos, o uso da pimenta deve ser evitado. Isso porque a pimenta tem um sabor essencialmente “quente” e forte, que não agrada o paladar infantil, mais afeito a sabores adocicados.

Além disso, e mais importante, a pimenta pode atuar como um importante irritante da mucosa gástrica infantil, levando a sintomas semelhantes aos da gastrite, por exemplo.

Seu filho pode ser um “pimentinha”. Mas evite colocar pimenta na alimentação dele.

 

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.