/

Crianças de dois anos devem comer de 3 em 3 horas?

Todos sabemos que ficar muito tempo em jejum, sem comer, não é aconselhável. Ficamos com muita fome e tendemos a comer muito mais do que precisamos. Isso vale para todos, adultos e crianças.
 
Por isso, é importante que todos nós façamos as 3 refeições do dia – café da manhã, almoço e jantar- e dois “lanches” leves intermediários: um no meio da manhã e outro no meio da tarde.
 
Se fizermos as contas vamos ver que estamos comendo a cada 3 horas, basicamente.
 
Isso é importante para o funcionamento do organismo por algumas razões biológicas. A mais importante delas tem a ver com o nosso nível de glicose e de insulina no sangue. O cérebro não vive mais de 3 minutos sem seu nutriente essencial e vital que é a glicose.
 
Quando estamos em jejum, o corpo libera hormônios que tiram a glicose armazenada em nosso estoque e a colocam, de pouco em pouco, no sangue. Paralelamente, o organismo entende que está faltando glicose e nos dá a sensação de fome. Resultado: quando a comida chega, nossa tendência é comer muito. Com isso, liberamos muita insulina para “jogar” essa glicose dentro das células. Depois de um tempo…esse excesso de insulina nos faz ter mais fome. E aí comemos mais e assim ficamos num ciclo que só faz engordar.
 
Por outro lado, quando comemos a cada 3 horas, o organismo não tem a sensação de falta de glicose e libera insulina aos poucos. Isso nos deixa mais “calmos” e nos faz comer menos.
 
Por isso é que todos devemos, sim, comer moderadamente a cada 3 horas. Afinal, de pouco em pouco, de grão em grão, de passo em passo é que se vai longe…
Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.