Crianças de 2 anos podem ter diabetes?
A diabetes tem dois tipos mais comuns e conhecidos: tipo 1 e tipo 2.
A diabetes tipo 1 é a que incide mais frequentemente em crianças, adolescentes e adultos jovens. Crianças pequenas, de 2 anos, podem, sim, apresentar diabetes tipo 1.
Qual a diferença entre os dois tipos de diabetes?
Na diabetes tipo 1 o pâncreas é como se fosse “atacado” por células do sistema imunológico e deixa de produzir a insulina, que é o hormônio de coloca a glicose (açúcares) para dentro das células. A causa deste tipo de diabetes é em geral genética, em conjunto com fatores ambientais. Por isso aparece logo nos primeiros anos de vida.
Na diabetes tipo 2, o pâncreas deixa de produzir a insulina ou o corpo não consegue utilizar a insulina que produz. Acomete mais frequentemente pessoas mais velhas.
Como saber se meu filho de 2 anos tem diabetes?
Os sintomas do diabetes em geral são essenciais para a suspeita diagnóstica. As crianças tem muita fome, querem comer bastante e, no entanto, ficam com a aparência emagrecida. Tem muita sede, bebem muita água e fazem muito xixi. Além disso, dizem que estão cansados, ficam mais nervosos e irritados.
Tem tratamento?
Sim, o tratamento consiste na administração diária de insulina a ser prescrita, claro, pelo médico.
Importante saber que a criança diabética, hoje em dia, pode ter uma vida próspera, feliz, tranquila e totalmente normal. Por muitos e muitos anos!!!!!