/

Crianças com menos de 2 anos podem tomar açaí?

O Brasil é um país rico em frutas. Além das tradicionais como banana, maçã, laranja ou manga, temos outras frutas regionais deliciosas como, por exemplo, caju, graviola, cupuaçu ou açaí.

O açaí, especialmente, é muito utilizado por atletas e pessoas que praticam esportes em face ao seu elevado teor energético.

Por isso muitas mães ficam em dúvida sobre qual é a idade mais indicada para dar açaí para os pequenos. Tanto o açaí como todas as outras frutas podem ser dadas a partir de 6 meses. Isso mesmo. Os pequenos com mais de 6 meses já conseguem digerir bem as frutas e outros alimentos.

Há, porém , dicas de como oferecer a fruta. Chupar uma laranja, por exemplo, é difícil para bebês de 6 meses. O suco, portanto, é o mais indicado. O mesmo acontece com o açaí. O suco pode ser mais fácil de ser oferecido.

Importante saber que o açaí é uma fruta rica em fibras, proteínas, gorduras, ferro e cálcio. Por isso é bastante calórica e tem um alto poder de saciedade. Por isso, tome cuidado para não oferecer o açaí muito perto das refeições principais, pois pode deixar as crianças sem fome.

Varie as frutas que você dá para seus filhos. Com isso, eles recebem uma quantidade maior de nutrientes importantes.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.